Tubarões morrem congelados em onda de frio que atinge os EUA
Três corpos de animais da espécie alopias foram encontrados em Massachusetts por uma ONG de preservação
As baixas temperaturas deste inverno nos Estados Unidos fizeram vítimas improváveis na última semana: três tubarões da espécie alopias foram encontrados congelados na península de Cape Cod, em Massachusetts, um destino turístico popular durante o verão.
Dois animais foram encontrados no dia 27 e o terceiro, no dia 29 de dezembro. Os resgates foram feitos pela ONG Atlantic White Shark Conservancy, que aguarda o descongelamento dos corpos para realizar exames e determinar a causa da morte.
Ao jornal The New York Times, o especialista em vida marinha Greg Skomal disse que “se o ar está muito frio, as brânquias congelam muito rápido”. Segundo Skomal, os filamentos das brânquias são muito sensíveis e, por isso, “não demoraria muito para um tubarão morrer” congelado.
O especialista especulou que o mais provável é que os animais tenham começado a nadar em direção ao sul quando as águas da região começaram a esfriar, mas ficaram encalhados na península de Cape Cod e foram empurrados pelo mar para a praia, onde o frio teria acelerado suas mortes.