Enquanto a Ucrânia diz ter retomado mo controle de Izium, na região de Kharkiv, a Rússia alega que o movimento estava planejado e tem como objetivo reagrupar tropas e redirecioná-las para a região de Donetsk. A invasão russa ao território ucraniano estaria entrando, assim, em uma nova fase. O conflito entre os dois países já dura seis meses.
“Izium foi libertado hoje”, disse o prefeito da Izium, Valeriy Marchenko, em entrevista ao jornal americano The New York Times. Marchenko, que ainda não havia chegado à cidade, disse que estava esperando sinalização das autoridades locais para que os moradores pudessem retornar em segurança.
Já o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, deu uma versão diferente da movimentação de suas tropas. “Para alcançar os objetivos declarados da operação militar especial para a libertação de Donbass, foi decidido reagrupar as forças russas estacionadas perto de Balakleya e Izium para aumentar os esforços na direção de Donetsk”, disse Konashenkov à agência russa Tass.
O equilíbrio de forças na Guerra da Ucrânia tem se alternado muito entre os dois países. Isso se evidencia principalmente no controle de algumas cidades importantes do ponto de vista estratégico. Izium, por exemplo, está entre elas, por ser um centro ferroviário fundamental da região. Por isso, está sendo considerado um ponto de virada por muitos analistas.