Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

UE anuncia apoio a candidatura da Ucrânia para entrar no bloco

Segundo Comissão Europeia, Ucrânia demonstrou a determinação do país de viver de acordo com os valores e padrões europeus

Por Da Redação
17 jun 2022, 08h51

A União Europeia anunciou nesta sexta-feira, 17, que vai apoiar a Ucrânia e sua vizinha Moldávia se tornarem candidatas ao bloco, uma das mudanças geopolíticas mais dramáticas resultantes da invasão da Rússia.

A Ucrânia solicitou a adesão à União Europeia apenas quatro dias depois que as tropas russas cruzaram sua fronteira em fevereiro. Quatro dias depois, Moldávia e Geórgia fizeram o mesmo – estados ex-soviéticos menores que também lutam contra regiões separatistas ocupadas por tropas russas.

“A Ucrânia demonstrou claramente a aspiração do país e a determinação do país de viver de acordo com os valores e padrões europeus”, disse a chefe da Comissão Executiva, Ursula von der Leyen, em Bruxelas. Ela fez o anúncio vestindo cores ucranianas, um blazer amarelo sobre uma camisa azul.

O presidente Voloymyr Zelensky agradeceu a von der Leyen e aos estados membros da União Europeia no Twitter por uma decisão que chamou de um passo “que certamente nos levará mais perto da vitória”. A presidente da Moldávia, Maia Sandu, saudou um “forte sinal de apoio à Moldávia e aos nossos cidadãos!” e disse que contava com o apoio dos estados membros da União Europeia.

“Estamos comprometidos a trabalhar duro”, disse ela no Twitter.

Continua após a publicidade

Ao recomendar o status de candidato para a Ucrânia e a Moldávia, a Comissão adiou o processo para a Geórgia, que, segundo o bloco, deve atender a mais condições primeiro.

Espera-se que os líderes dos países membros endossem a decisão em uma cúpula na próxima semana. Os líderes dos três maiores – Alemanha, França e Itália – sinalizaram sua solidariedade na quinta-feira visitando Kyiv, juntamente com o presidente da Romênia.

“A Ucrânia pertence à família europeia”, disse o alemão Olaf Scholz após se encontrar com o presidente Zelensky.

A Ucrânia e a Moldávia ainda enfrentarão um longo processo para atingir os padrões exigidos para a adesão, e há outros candidatos na sala de espera. A adesão também não é garantida – as negociações estão paralisadas há anos com a Turquia, oficialmente candidata desde 1999.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.