Vacinação contra Covid-19 na Europa começa em 27 de dezembro
Agência reguladora se reunirá na próxima semana para dar aprovação à vacina da Pfizer-BioNTech
A vacinação contra a Covid-19 começará em 27, 28 e 29 de dezembro na União Europeia (UE), anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em um tuíte postado nesta quinta-feira, 17.
A Agência Europeia de Medicamentos (AEM) informou que se reúne em 21 de dezembro – uma semana antes do que o previsto – para analisar a vacina da Pfizer-BioNTech. A Comissão afirmou que, na sequência, dará sua autorização até dois dias depois do sinal verde da agência reguladora.
It's Europe's moment.
On 27, 28 and 29 December vaccination will start across the EU.
We protect our citizens together. We are #StrongerTogether#EUvaccinationdays pic.twitter.com/6VxDumysBL
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) December 17, 2020
“Chegou a hora da Europa“, escreveu Von der Leyen em sua rede social. “Nós protegemos nossos cidadãos juntos”.
Os 27 países da União Europeia (UE) iniciarão as campanhas de vacinação de forma conjunta. As normas europeias permitem que os países adotem individualmente decisões sobre o início de campanhas de vacinação, mas o bloco prefere uma ação unificada para evitar que algumas regiões fiquem atrasadas.
Nesta quarta, Von der Leyen recordou ainda que a vacina da Pfizer/BioNTech é apenas uma das seis que a UE têm reservadas, depois que o bloco assinou grandes contratos de compra antecipada com vários laboratórios.
A cooperação pode acontecer por meio do programa COVAX, coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), justamente para que vacinas consideradas eficazes e seguras estejam disponíveis para todos os países e não apenas para os mais ricos.
Paralelamente, Reino Unido e Estados Unidos já começaram a vacinar, uma situação que provocou a impaciência de países como a Alemanha, que deseja iniciar a sua campanha antes do Natal.