Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Venezuela proíbe Capriles de disputar eleições

O líder opositor, que lidera marchas no país, recebeu a notificação da proibição nesta sexta-feira e divulgou nas redes sociais

Por Da redação
Atualizado em 7 abr 2017, 16h11 - Publicado em 7 abr 2017, 16h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Protestos na Venezuela contra o governo de Nicolás Maduro - 06/04/2017
    Henrique Capriles, líder da oposição, sente mal-estar devido ao gás lacrimogêneo usado pela polícia durante os protestos contra Nicolás Maduro em Caracas, Venezuela - 06/04/2017  (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

    O governador do estado de Miranda Henrique Capriles foi proibido de disputar cargos públicos por um período de 15 anos. Capriles foi duas vezes candidato à presidência da Venezuela e é um dos principais opositores do governo de Nicolás MaduroHá vários dias, o líder opositor venezuelano vinha denunciando a tentativa de órgãos públicos do país de inabilitá-lo.

    A denúncia acontece em meio ao agravamento da repressão de Maduro a seus opositores, que desde a semana passada protestam contra as decisões do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), que retirou a impunidade dos parlamentares, anulou os poderes da Assembleia e assumiu brevemente s funções legislativas do país.

    Vítimas da repressão

    Na noite de quinta-feira, Capriles denunciou também a morte Jairo Johan Ortiz Bustamante, um jovem de 19 anos que foi assassinado durante uma manifestação no município de Carrizal, nos arredores de Caracas. O governador afirmou que “este assassinato foi cometido “por ordens” do ministro de Interior e Justiça, Néstor Reverol, “que obriga comandantes da Guarda a reprimir sem se importar com as vidas.”

    O Ministério Público da Venezuela informou que vai averiguar o caso de Bustamante. Em comunicado, disse que “De acordo com a informação preliminar, (…) a vítima estava na manifestação (…), quando funcionários da Guarda Nacional Bolivariana (GNB) e da Polícia Nacional Bolivariana se aproximaram”.

    Apesar do agravamento da repressão às manifestações, a oposição convocou nova mobilização para o próximo sábado, dia 08.

    (com EFE)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.