Venezuela: relembre os golpes de Maduro contra a democracia
O governo venezuelano fez muitas manobras para garantir sua sobrevivência política
Nessa quinta-feira, o governo de Nicolás Maduro concretizou um duro golpe contra a democracia venezuelana. O Tribunal Supremo de Justiça do país avisou que irá assumir os deveres da Assembleia Nacional por considerar que o Congresso, de maioria opositora, está em “desacato”.
A medida tomada pelo governo venezuelano evidencia a falta de independência entre as instituições no país e justifica as denúncias de opositores sobre o caráter ditatorial do regime de Maduro. Nunca antes o poder Judiciário, controlado pelo presidente, havia assumido diretamente as funções legislativas, mas em outras diversas situações anulou decisões tomadas pela Assembleia Nacional, que desde as eleições parlamentares de 2015 é de maioria opositória ao chavismo.
Esse não foi a primeira investida do governo Maduro contra a oposição chavista – e ao que tudo indica, não será a última. O governo que protagonizou casos seríssimos de coação de eleitores nas urnas e repreende de forma violenta a população que sai às ruas para protestar contra a situação política caótica do país, já aplicou muitos outros truques contra a democracia para garantir sua hegemonia. Confira alguns dos principais episódios: