Vídeo mostra suposto momento da queda do avião de Prighozin na Rússia
A aeronave, fabricada pela Embraer, fazia um trajeto de Sheremetyevo, cidade próxima à capital, Moscou, até São Petersburgo
Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o suposto momento da queda do avião em que estaria Yevgeny Prigozhin, líder do grupo mercenário Wagner. Dez pessoas morreram na queda da aeronave na região de Tver, no norte de Moscou, nesta quarta-feira, 23.
+ Avião onde estava o chefe do Grupo Wagner cai na Rússia e deixa 10 mortos
A aeronave, fabricada pela Embraer, fazia um trajeto de Sheremetyevo, cidade próxima à capital, Moscou, até São Petersburgo. Havia sete passageiros e três funcionários a bordo. Ninguém sobreviveu, de acordo com o Ministério de Emergências da Rússia.
⚡️⚡️⚡️ It was not a military plane that went down in the Tver region, but an Embraer 600 business jet with the flight number RA-02795.
According to Rosgvardia, the crashed plane listed Yevgeny Prigozhin among the passengers, Rosaviatsia reported.
The moment of the Embraer plane… pic.twitter.com/vS3EjqWgP8
— NEXTA (@nexta_tv) August 23, 2023
No vídeo é possível ver a aeronave em queda livre até o solo. Outro vídeo mostra os destroços, ainda em chamas, em um gramado.
There were 10 people on board the crashed Embraer: seven passengers and three crew members – Rosaviatsia
A special commission set up by Rosaviatsia has launched an investigation into the circumstances and causes of the plane crash. pic.twitter.com/2bcZh7pcpJ
— NEXTA (@nexta_tv) August 23, 2023
A agência Tass também afirmou que Prigozhin estava na lista de passageiros, uma informação atribuída à agência de aviação civil russa Rosaviatsia. No entanto, não ficou imediatamente claro se ele havia embarcado no voo. Segundo a agência Associated Press, relatos não confirmados disseram que o jato pertencia a Prigozhin.
+ Quem é Yevgeny Prigozhin, ‘chef de Putin’ e líder do Grupo Wagner
O Grupo Wagner é um exército de mercenários que foi empregado em diversas guerras, inclusive na atual invasão do território ucraniano pela Rússia.
O grupo foi dissolvido neste ano, depois de uma tentativa falha de um golpe na Rússia em junho. Na ocasião, os mercenários marcharam em direção à capital, Moscou, com objetivo de destituir o ministro de Defesa russo por “má administração” da guerra.