Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Warren dá o tom do 1º debate democrata, mas azarão Castro rouba a cena

Primeiro debate de duas noites com 10 pré-candidatos, cada um, revela limitações do campo democrata. Muitos nomes, pouco tempo para destacarem mensagens

Por Lúcia Guimarães Atualizado em 27 jun 2019, 02h50 - Publicado em 27 jun 2019, 02h35

Elizabeth Warren era a única, entre os pré-candidatos, na primeira noite dos debates democratas, com aprovação de dois dígitos  Além disso, tem sido conhecida por planos detalhados sobre políticas que vão de alívio para a dívida dos estudantes universitários à quebra de monopólios do Vale do Silício, como Facebook e Google. Mas Warren enfrentou a insurgência de um candidato azarão, Julián Castro, ex-prefeito de San Antonio, noTexas.

Uma curiosidade do primeiro debate democrata da temporada – 10 pré-candidatos na quarta-feira e outros 10 na quinta-feira- foi a indisposição dos adversários de Warren de atacar a senadora de Massachusetts que vem crescendo nas pesquisas.

O nome Donald Trump não figurou com destaque no debate, mas suas políticas, sim. Pesquisas mostram que eleitores democratas não querem saber do presidente e sim de planos legislativos para o seguro saúde, imigração, educação e economia.

O grande dilema dos democratas é escolher o candidato capaz de derrotar Trump, enquanto tentam atrair de volta os 6 milhões de eleitores que votaram em Barack Obama em 2012 e em Trump em 2016.

A pressão da ala progressista do Partido Democrata era evidente. Dois azarões, como o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, e o ex-prefeito de San Antonio, Texas, Julián Castro, se destacaram por propostas mais audaciosas em imigração e tiveram reação positiva da plateia em Miami.

O segundo debate com 10 candidatos inclui o favorito nas pesquisas, o ex-vice presidente Joe Biden, o senador Bernie Sanders e a senadora pela Califórnia Kamala Harris.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.