O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, negou neste domingo (14) que seu país está preparando um contra-ataque a territórios russos. Ele afirmou que a ofensiva seria para liberar áreas ocupadas por forças da Rússia dentro da Ucrânia.
A declaração foi uma resposta a uma reportagem publicada pelo jornal Washington Post que cita documentos da inteligência dos Estados Unidos que indicavam que Zelensky planejava invadir áreas na Rússia para usá-las como moeda de troca em uma eventual negociação de paz com Vladimir Putin.
“Não atacamos territórios russos, libertamos o nosso próprio território, que é legítimo. Não temos armas, nem tempo para isso. Como poderíamos fazer isso?”, questionou o presidente da Ucrânia. “Estamos preparando um contra-ataque para recuperar áreas ocupadas ilegalmente pela Rússia”, completou.
Nos últimos dias, Zelensky tem conversado com países aliados na tentativa de conseguir mais armas para se defender de novas invasões russas. Ele busca também recursos para ajudar a recuperar o que já foi destruído durante a guerra com Putin.