Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Zelensky recebe representantes dos EUA na Ucrânia

Os secretários americanos de Estado e Defesa foram a Kiev pela primeira vez desde o início da invasão russa

Por Da Redação
24 abr 2022, 20h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • In this handout picture taken and released by the Ukrainian Presidency Press Office early on March 14, 2022, Ukrainian President Volodymyr Zelensky delivers a video address in Kyiv. - Ukrainian President Volodymyr Zelensky on March 14 urged NATO to impose a no-fly zone over his country or see its member states attacked by Russia. (Photo by Handout / UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICE / AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT "AFP PHOTO / Ukrainian presidential press service " - NO MARKETING - NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS
    Volodymyr Zelensky durante a gravação de um discurso em vídeo - (Presidência da Ucrânia/AFP)

    A assessoria da presidência ucraniana confirmou que o presidente Volodymyr Zelensky, recebeu os secretários de Estado e de Defesa dos Estados Unidos, Antony Blinken e Lloyd Austin, respectivamente, em Kiev. É a visita mais importante de representantes americanos desde o início da invasão russa na Ucrânia.

    Por questões de segurança, a reunião foi pouco divulgada por ambos os governos. Zelensky se limitou a fazer um comentário genérico nas redes sociais em agradecimento aos EUA. “Sou agradecido ao presidente Joe Biden e o povo dos EUA pela liderança e suporte à Ucrânia. Hoje, os ucranianos estão unidos e fortes, e a amizade e parceria entre Ucrânia e EUA está mais forte do que nunca”, tuitou o presidente.

    Continua após a publicidade

    Especula-se que o assunto da reunião tenha sido o fornecimento de armas por parte dos Estados Unidos para os ucranianos. No sábado (23), Zelensky havia reforçado o desejo de obter “armas ainda mais pesadas e potentes” para enfrentar o exército russo. “Os representantes americanos não viriam aqui se não estivessem dispostos a doar [armas]”, ressaltou Oleksiy Arestovich, assessor de Zelensky, em entrevista transmitida pelo YouTube.

    Por sua vez, nem Blinken, Austin ou Biden comentaram publicamente o encontro. O presidente apenas ressaltou que os americanos “continuarão a ajudar os ucranianos na luta para defender sua terra natal”.

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.