Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

A guerra dos números no segundo maior colégio eleitoral do país

Coordenador da campanha à reeleição, Ciro Nogueira diz que o presidente assumiu a dianteira em Minas, versão contestada pelo PT com base em pesquisas

Por Daniel Pereira, Marcela Mattos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 18 set 2022, 10h32

As campanhas de Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) têm como prioridade até a realização do primeiro turno, em dois de outubro, a disputa por votos em Minas Gerais. O estado é o segundo maior colégio eleitoral do país, com quase 16,3 milhões de eleitores, e carrega um simbolismo importante: desde a primeira corrida presidencial direta após a redemocratização, todos os candidatos que ganharam em Minas conquistaram o Palácio do Planalto.

Como esse embate é considerado estratégico, as campanhas estão recorrendo a todo tipo de recurso para vencê-lo, o que inclui animar as respectivas torcidas. No domingo 11, Ciro Nogueira, ministro-chefe da Casa Civil e coordenador da campanha à reeleição de Bolsonaro, postou uma mensagem numa rede social dizendo que o presidente tinha assumido a dianteira em Minas, sem citar números ou a fonte da informação.

Em resposta, o PT desdenhou da possibilidade de Lula ter perdido a liderança no estado. Coordenador da campanha do ex-presidente em Minas, o deputado Reginaldo Lopes disse o seguinte a VEJA: “É uma fake news do ministro Ciro Nogueira. Ele sabe que a desvantagem de Bolsonaro em Minas é grande. Imagino que ele queira fazer um movimento de sinalizar ao Brasil que a diferença diminuiu. É um governo que não trabalha. Se trabalhasse, não precisaria disso”.

Pesquisas recentes da Genial/Quaest e do Datafolha de fato mostram Lula na frente, mas revelam também que a diferença para Bolsonaro caiu. Na Genial/Quaest, a vantagem do petista, que chegou a ser de 25 pontos em março, caiu para 7 pontos em setembro. No Datafolha, passou de 17 pontos para dez pontos na última semana. 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.