Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Advogado Hélio Bicudo, autor do impeachment e fundador do PT, morre aos 96

Jurista tinha estado de saúde delicado desde que sofreu um acidente vascular cerebral há oito anos

Por Guilherme Venaglia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 16h21 - Publicado em 31 jul 2018, 12h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O jurista Hélio Bicudo durante entrevista para VEJA em seu apartamento em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA.com)

    O advogado Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT, faleceu na manhã desta terça-feira 31, aos 96 anos. Bicudo sofria de complicações cardíacas e estava fragilizado desde que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), em 2010. Desiludido com o partido, o jurista foi, ao lado de Janaína Paschoal e Miguel Reale Júnior, um dos autores do pedido de impeachment que cassou a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016. A família não divulgou as informações a respeito do velório.

    Nascido em 1922, o jurista Hélio Bicudo teve a sua atuação marcada pela defesa dos direitos humanos e pelo engajamento na vida pública do país, tendo sido promotor de Justiça, deputado federal e vice-prefeito de São Paulo. Durante a ditadura militar,  notabilizou-se por processar e condenar os policiais que faziam parte do chamado “esquadrão da morte”, grupo que atuava assassinando criminosos ao próprio critério. Bicudo atuou fortemente para combater a pena de morte no Brasil.

    Sua história com o PT começou desde os primeiros momentos do partido, tendo sido um dos seus fundadores em 1980 e um dos seus primeiros dirigentes. Ele disputou duas eleições para a Câmara e venceu a eleição municipal da capital paulista em 2000, ao lado de Marta Suplicy. Em 2005, após o escândalo do mensalão, rompeu com o PT e deixou o partido.

    Continua após a publicidade

    Quase uma década depois do afastamento da legenda, Hélio Bicudo surpreendeu ao decidir pedir o impeachment da então presidente Dilma Rousseff, ao lado da advogada Janaína Paschoal. Posteriormente, juntou-se à dupla o jurista Miguel Reale Júnior. Apontando delitos nas chamadas “pedaladas fiscais”, ampliação de crédito do governo sem autorização do Congresso, a denúncia acabou sendo aceita e resultou na cassação da petista em 2016.

    A adesão de Hélio Bicudo ao movimento pela deposição de Dilma conferiu um maior peso ao pedido de impeachment, tanto pela sua trajetória no meio jurídico quanto pelo peso político de ter sido um fundador do PT.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.