Alckmin investe nas redes sociais para se aproximar de público jovem
Vice foi orientado pelo presidente a divulgar ações do governo e conteúdos de maneira mais descontraída na internet
O vice-presidente Geraldo Alckmin nunca foi um grande usuário das novas tecnologias. Depois da vitoriosa aliança com Lula e ao PT, porém, ele tem se empenhado em construir uma nova versão de si, principalmente a partir das redes sociais – algo que até então também não fazia parte de sua rotina.
A mudança de comportamento acontece sob orientação de Lula. Após voltar ao Planalto, o petista sugeriu ao vice utilizar as redes sociais para esmiuçar os assuntos prioritários do ministério que ele comanda, destacar conquistas do governo e postar conteúdos de forma mais descontraída.
O objetivo é atingir um público mais jovem — faixa do eleitorado que Alckmin historicamente nunca foi bem avaliado. Na semana passada, por exemplo, o vice-presidente publicou no Instagram uma montagem para enaltecer ações realizadas pelo governo, usando como referência um desenho animado popular nos anos 90.
O vice-presidente possui atualmente três celulares e dedica boa parte de seu tempo criando conteúdo, gravando e postando vídeos. A estratégia adotada tem surtido efeito. No levantamento mais recente promovido pela consultoria Quaest sobre popularidade digital dos ministros, Alckmin aparece em quinto lugar.
O primeiro do ranking é Flávio Dino, ministro da Justiça, seguido por Fernando Haddad, da Fazenda, e Marina Silva, do Meio Ambiente.