Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Após decisão do STF, juízes federais querem entrar para Justiça Eleitoral

Associação alega que atuais integrantes desse ramo da justiça não possuem experiência em tipos de crimes que passarão a julgar, como lavagem de dinheiro

Por Da Redação
3 Maio 2019, 19h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fernando Mendes, presidente da Associação dos Juízes Federais  (Divulgação/Alufe/Divulgação)

    Pouco mais de um mês depois do Supremo Tribunal Federal (STF) definir que cabe à Justiça Eleitoral julgar crimes comuns, quando conexos a crimes eleitorais, a Associação dos Juízes Federais (Ajufe) cobrou que magistrados federais tenham maior espaço nesse ramo da Justiça, ocupando posições desde a primeira instância.

    A decisão do STF foi interpretada como uma derrota da força-tarefa da Lava Jato, operação que foi conduzida por juízes federais, como Sergio Moro (agora Luiz Bonat) e Marcelo Bretas. Para os procuradores, a Justiça Eleitoral não tem experiência no julgamento de casos relacionados a delitos financeiros, como lavagem de dinheiro.

    Em geral, os juízes eleitorais de primeira instância são magistrados da Justiça Estadual. Para o presidente da Ajufe, Fernando Mendes, a solução ideal para lidar com a nova demanda da Justiça Eleitoral é ter dois juízes, um federal e um estadual, em todas as zonas eleitorais.

    “A Justiça Eleitoral precisa criar uma estrutura para julgar crimes que tradicionalmente não são julgados por ela. Quando falamos de macrocriminalidade, lavagem dinheiro, organizações criminosas, é necessário fazer essa reflexão. A ideia é que possamos trabalhar com dois juízes na zona eleitoral, o estadual e o federal”, afirmou Mendes, durante audiência no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Continua após a publicidade

    A ampliação do número de juízes federais escalados para posições na Justiça Eleitoral era um pleito antigo da Ajufe – escalações como essas rendem remunerações extras aos magistrados. Com o novo cenário, em que esse ramo da Justiça passa a lidar com um número maior de processos, o pleito se fortalece.

    “A Ajufe já havia apresentado uma proposta de reforço estrutural da Justiça Eleitoral. Muito antes do julgamento do STF, nós defendemos a tese de que a Justiça Eleitoral, por ser uma Justiça Federal, também tem que contar com a participação de juízes federais no primeiro grau. A ideia é de que cada zona eleitoral seja integrada por pelo menos um juiz federal”, argumentou.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.