Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Bolsonaro cancela readmissão de Santini na Casa Civil

Assessor demitido por usar avião da FAB em viagem havia ganhado um novo cargo na pasta; presidente também tirou PPI de Onyx

Por Da Redação Atualizado em 30 jan 2020, 15h39 - Publicado em 30 jan 2020, 07h52

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira, 30, que o ex-número dois da Casa Civil, José Vicente Santini, não terá um novo cargo no alto escalão do governo federal. No Twitter, Bolsonaro escreveu pela manhã que tornaria “sem efeito a admissão do servidor Santini”. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta tarde. O presidente também decidiu exonerar Fernando Moura do cargo de secretário-executivo da pasta e nomear Antônio José Barreto de Araújo Júnior para assumir interinamente o posto.

A decisão de cancelar a nomeação de Santini acontece após a repercussão negativa que teve a recontratação do ex-secretário, que voou em um avião da Força Área Brasileira (FAB) à Índia. Apesar de o presidente ter considerado a atitude “inadmissível” e exonerado o assessor do posto de número dois da pasta, Santini ganhou o cargo de assessor especial da Secretaria Especial de Relacionamento Externo da Casa Civil logo depois de sua demissão.

Na rede social, o presidente também havia antecipado que exoneraria “o interino da Casa Civil”, sem especificar o nome. Fernando Moura havia assumido o cargo após a exoneração de Santini. Por fim, anunciou que passaria o Programa de Parceria de Investimentos (PPI) da Casa Civil para o Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes.

Ao comentar o caso, na terça-feira 28, Bolsonaro classificou a atitude de Santini como “completamente imoral” e que foi inadmissível a decisão de ter voado em um avião da FAB, podendo ter optado por um voo comercial. No dia seguinte, poucas horas depois da exoneração, foi publicado no Diário Oficial da União a nomeação de Santini para o novo cargo, que agora Bolsonaro diz que tornará sem efeito. 

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.