Cumprindo orientação médica, o presidente Michel Temer (PMDB) deve ficar de repouso em Brasília nos próximos dias. Em sua agenda oficial para esta terça-feira (2), estão previstos apenas despachos internos no Palácio do Planalto — ele passa a manhã no Palácio do Jaburu, sua residência oficial.
O presidente foi diagnosticado com uma infecção urinária após passar por uma cirurgia para desobstruir a uretra no dia 13 de dezembro e começar a usar uma sonda.
A assessoria da Presidência não confirma a infecção, mas fontes médicas afirmam que trata-se de uma consequência “normal” à cirurgia.
Segundo informou o Jornal Nacional, o presidente chegou a ter febre e está sendo medicado com antibiótico para casos de bactérias muito resistentes.
De acordo com o Palácio do Planalto, os médicos orientaram Temer a descansar durante os últimos dias do ano para se recuperar da cirurgia, já que o presidente não interrompeu sua agenda desde que teve alta — entre os principais compromissos, estavam as conversas pela reforma da Previdência.
A última aparição pública de Temer foi na última quarta-feira (27), em um evento no Rio de Janeiro. Uma viagem para passar o Réveillon na base naval de Marambaia, no Rio, chegou a ser vetada pelos médicos.