O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o atual mandatário Jair Bolsonaro estarão presentes no primeiro debate presidencial do segundo turno na noite deste domingo, 16. O encontro será transmitido a partir das 20 horas, pelo horário de Brasília, e poderá ser acompanhado pela TV Band, CNN Brasil, UOL, Folha de S.Paulo e TV Cultura.
Com ataques pesados nos últimos dias de ambos os lados nas redes sociais — e sem discussão de propostas para o país —, o evento promete temperaturas elevadíssimas. Conforme mostrou a coluna Radar, em uma reunião dos representantes de campanha de Bolsonaro e de Lula na Band, os dois lados da polarização duelaram até para determinar o tempo de cada pergunta no debate.
Na última quinta-feira, 13, o petista participou de um ato em Sergipe e mostrou que vai tratar Bolsonaro com a mesma dureza que o presidente vem dispensando a ele nessa campanha. “Vou fazer o debate com o genocida”, disse.
Bolsonaro, por sua vez, de acordo com o Radar, passou por uma espécie de “coaching” com o ex-aliado de Lula e chefe da Casa Civil, o ministro Ciro Nogueira. Com um especialista em oratória, o candidato a reeleição treinou também até o tom de voz para desestabilizar o petista diante das câmeras.
De acordo com o colunista de VEJA Thomas Traumann, o telespectador não poderá esperar uma discussão de propostas nem de Lula e nem Bolsonaro nesse primeiro debate.