Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Cônsul francês reage após embaixador da Embratur ameaçar Macron

Mestre de jiu-jitsu Renzo Gracie, representante do turismo brasileiro, chamou presidente francês de "franga" e "retardado"

Por Da Redação Atualizado em 18 mar 2021, 21h30 - Publicado em 2 set 2019, 01h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Renzo Gracie no escritório da academia no centro de de Nova York
    Renzo Gracie, embaixador da Embratur, no escritório de sua academia no centro de de Nova York (Jackson Bezerra/VEJA)

    Cônsul da França em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, o diplomata Brieuc Pont reagiu nesta sexta-feira a vídeo no qual Renzo Gracie, embaixador do “turismo internacional” da Embratur, ameaça o presidente francês Emmanuel Macron. Gracie, que faz parte da família pioneira do jiu-jitsu brasileiro e é mestre na arte marcial, disse que Macron “vai tomar um gogó” no “pescoço de franga” por “falar mal do Brasil”.

    Neste domingo 1º, o cônsul francês comentou o vídeo de Gracie, postado no dia anterior, e insinuou que o representante do governo brasileiro estava alcoolizado quando gravou a mensagem: “cachaça deve ser consumida com moderação, e nó de gravata ajustado. Sem falar dos modos na mesa”, declarou Pont.

    Atualmente com 52 anos e dono de uma academia em Nova York, Renzo Gracie foi anunciado em agosto como embaixador do “turismo internacional” pelo presidente Jair Bolsonaro. O mestre de jiu-jitsu comumente posta mensagens de apoio ao presidente em suas redes sociais e ao longo do fim de semana discutiu com internautas que criticaram sua postura com Macron.

    Macron… I’m sorry, Micron, Micron. ​Tá falando mal do meu país… O único fogo que tem é no coração dos brasileiros e do nosso presidente, seu palhaço. Vem aqui que tu vai tomar um gogó nesse pescoço, nesse pescoço de franga. Não me engana não, porra. Aqui o mertiolate tá ardendo”, disse Gracie no vídeo, fazendo referência às declarações do presidente francês sobre o desmatamento no Brasil.

    Em resposta a críticos de suas palavras, Renzo Gracie disse no Twitter que havia uma “inversão de valores” e voltou a atacar Macron ao mencionar “comentários infelizes de um presidente retardado sem moral no país dele querendo dizer o que está acontecendo no nosso”.

    Desde as primeiras desavenças públicas entre Bolsonaro e Macron diversos membros do governo brasileiro postaram mensagens ofensivas ao presidente francês, como o ministro da Educação Abraham Weintraub e o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.