Em razão do indeferimento da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República, pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na última sexta-feira, o Datafolha decidiu cancelar o registro da pesquisa presidencial que seria feita entre esta terça-feira e quinta. O levantamento tinha sido registrado na própria sexta, antes da decisão da Justiça Eleitoral. O julgamento de Lula pelo tribunal acabou na madrugada de sábado.
O questionário utilizado pelos pesquisadores trazia o nome do petista. Como ele foi barrado, o instituto decidiu não aplicá-lo. Outro levantamento, sem Lula entre os candidatos, foi registrado pelo Datafolha e será divulgado na próxima segunda-feira.
Em 29 de agosto, o Ibope também havia registrado uma pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, antes da decisão, e que seria divulgada nesta terça-feira. O questionário trazia o nome do ex-presidente.
Consultado na noite desta terça-feira sobre o porquê de o resultado ainda não ter sido anunciado, o Ibope informou que estava consultando o TSE e dependia de uma resposta do tribunal sobre se iria ou não liberar os dados do levantamento.