Pesquisa Datafolha sobre a corrida para a Prefeitura do Rio divulgada nesta quarta-feira, 05, mostra que o prefeito Eduardo Paes (PSD) segue liderando com ampla vantagem, de 59%, mantendo a possibilidade de reeleição ainda no primeiro turno. E Paes vem subindo pontos a cada levantamento: há duas semanas, o instituto apontava o prefeito com 56%; em julho, com 53%.
Atrás do político do PSD, vem Alexandre Ramagem (PL), com 11%. O bolsonarista tinha 9% na pesquisa anterior, e 7% na de julho. Com o favoritismo de Paes, a campanha de Ramagem vem apostando no horário eleitoral da TV, que teve início na última sexta-feira. Já Tarcísio Motta (PSOL) aparece em terceiro lugar, com 6% – ele caiu um ponto na comparação com a última pesquisa, e três em relação ao percentual de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa de hoje foi contratada pelo jornal Folha de São Paulo e pela TV Globo e está registrada no TSE com o número RJ-07390/2024. Foram ouvidos 1.106 eleitores entre terça e quarta-feira desta semana.
Ainda pontuaram Rodrigo Amorim (União Brasil), que soma 2%; e Marcelo Queiroz (PP), Cyro Garcia (PSTU), Juliete Pantoja (UP) e Carol Sponza (Novo), todos estes com 1%. Embora citado, Henrique Simonard (PCO) não chega a 1%. O nome do União Brasil, no entanto, teve a candidatura indeferida nesta quinta-feira pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ).
Confira os números:
- Eduardo Paes (PSD): 59%
- Alexandre Ramagem (PL): 11%
- Tarcísio Motta (PSOL): 6%
- Rodrigo Amorim (União Brasil): 2%
- Marcelo Queiroz (PP): 1%
- Cyro Garcia (PSTU): 1%
- Juliete Panjota (UP): 1%
- Carol Sponza (Novo): 1%
- Henrique Simonard (PCO): 0%
- Votos em branco/nulo/ou em nenhum: 11%
- Não sabem: 7%