Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Doria vence de novo e prévias tucanas acabarão em março

Votação para definir o postulante tucano ao Palácio dos Bandeirantes ocorrerá nos dias 18 e 25 deste mês

Por Guilherme Venaglia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 16h46 - Publicado em 5 mar 2018, 23h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O prefeito de São Paulo, João Doria, discursa durante a 14ª Convenção Nacional do PSDB, para a escolha do novo presidente, Executiva e Diretório do partido, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília (DF) - 09/12/2017
    O prefeito de São Paulo, João Doria, discursa durante a 14ª Convenção Nacional do PSDB, para a escolha do novo presidente, Executiva e Diretório do partido, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília (DF) - 09/12/2017 (Twitter/Reprodução)

    O prefeito João Doria (PSDB) teve nova vitória nesta segunda-feira, nos seus planos – não admitidos publicamente – de disputar o governo de São Paulo nas eleições de outubro. A executiva estadual tucana aprovou, por 70 votos a 34, o calendário das prévias do PSDB com todo o processo se encerrando ainda no mês de março.

    O primeiro turno será realizado no próximo dia 18 e o segundo, caso necessário, no dia 25. O prefeito ainda não consta na lista de candidatos inscritos, que tem o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, o cientista político Luiz Felipe D’Ávila e o ex-senador José Aníbal.

    Pesaro, D’Ávila e Aníbal trabalhavam para que as prévias ocorressem o mais perto possível do prazo máximo para que Doria deixe a Prefeitura se quiser disputar o governo – 7 de abril –, de forma a inibi-lo de uma disputa incerta, mas foram derrotados. Depois da demonstração de apoio interno que o prefeito teve com a vitória no calendário, resta saber se os demais pré-candidatos manterão as atuais postulações.

    Peça-chave para indicar o rumo da legenda, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ainda não se posicionou sobre a votação interna. Um dos motivos para isso é o fato de seu vice-governador, Márcio França, ser pré-candidato pelo PSB. Ao manter a neutralidade sobre a sucessão, Alckmin evita colocar o vice contra suas pretensões presidenciais.

    Continua após a publicidade

    A expectativa é que a inscrição de Doria para participar das prévias seja feita nos próximos dias. O prefeito paulistano pode se apresentar como pré-candidato ou, ainda, contar com o apoio de aliados que o inscrevam no processo. O prazo para a apresentação das pré-candidaturas ficará aberto até o próximo dia 13.

    No plano nacional, o PSDB não vai mais realizar prévias para definir seu candidato. Nenhum outro nome se apresentou para competir com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pela vaga de postulante tucano depois que o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, desistiu da disputa.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.