Desde que Lula deixou São Bernardo do Campo, seu berço político, em dezembro do ano passado, apenas um círculo muito restrito de pessoas sabe o endereço para onde ele se mudou com Rosângela da Silva – conhecida também como ‘Janja’. Uma reportagem publicada na edição de VEJA desta semana encerra o mistério. Os dois, que se casaram na quarta-feira passada, oficialmente agora moram juntos num sobrado de 700 metros quadrados, localizado no Alto de Pinheiros, um dos bairros mais chiques de São Paulo.
A casa possui muros altos, critério, aliás, que foi crucial para que Lula optasse por esse imóvel, uma espécie de bunker em plena capital, mas ela oferece outros pequenos confortos: quatro suítes, oito banheiros, living, piscina, jardim, edícula e churrasqueira, além de cinco vagas de garagem e uma sala de ginástica.
A propriedade também possui duas saídas, o que facilita bastante o trabalho das equipes de segurança do ex-presidente.
No ano passado, uma imobiliária oferecia a casa por exatos 20.500 reais de aluguel por mês. Caso o interessado quisesse comprar o imóvel, o valor de venda era de 5 milhões de reais. Lula, até onde se sabe, apenas alugou.
O ex-presidente, em um discurso recente, fez críticas duras à classe média, esbanjadora e exibicionista, segundo ele. “Nós temos uma classe média que ostenta um padrão de vida que nenhum lugar do mundo a classe média ostenta”, disse. A novidade, portanto, surpreende.
Perguntado à respeito, Lula não respondeu. O PT silenciou. O proprietário, um empresário que já foi preso por evasão de divisas e lavagem de dinheiro, também não quis se pronunciar.
VEJA as fotos da casa: