Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Gleisi diz o porquê do PT não considerar o Hamas como grupo terrorista

Presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, divulgou nota para defender o partido e a causa palestina; três brasileiros morreram em ataques de autoria do grupo

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 14 out 2023, 12h00

A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, divulgou ontem à noite uma nota para explicar porque o PT evita chamar o Hamas de grupo terrorista. A nota é divulgada a pós a confirmação de que entre as centenas de pessoas assassinadas pelo grupo terrorista estão três brasileiros. “Já esclarecemos que não mantemos relações com o grupo Hamas e também não o declaramos uma “organização terrorista”. Nem o governo brasileiro pode fazê-lo”, diz Gleisi.

A justificativa da presidente do PT é que a caracterização de grupo terrorista “compete à Assembleia Geral da ONU, que não adotou tal resolução quando apresentada”. Desde a fundação do PT, em 1980, diz Gleisi, o partido se alinha á posição da diplomacia brasileira, que a de autodetermianação do povo palestino e a solução de dois estados, Israel e Palestina.

Também desde a sua fundação, diz a nota de Gleisi, o PT apoia a causa Palestina, pela devolução dos territórios ocupados e pela sobrevivência digna de seu povo. A nota faz uma referência vaga aos 3 brasileiros assassinados pelo Hamas. “O PT declarou-se solidário às vítimas em Israel e na Faixa de Gaza. Condenamos tanto o ataque do Hamas quanto a resposta do governo de Israel”, diz a nota de Gleisi.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.