Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Lula pede apoio de Egito e Autoridade Palestina para saída de brasileiros

Presidente falou Abdel Fattah al-Sissi e Mahmoud Abbas, expressando preocupação com a vida de civis que tentam fugir da guerra

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 out 2023, 18h57 - Publicado em 14 out 2023, 18h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • lula
    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva  (Ricardo Stuckert/Divulgação)

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva — que se recupera de uma cirurgia de implantação de prótese no quadril e outra de estética nas pálpebras — conversou, neste sábado, 14, com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e Abdel Fattah al-Sissi, presidente do Egito. Os telefonemas serviram de tentativa para buscar apoio para a saída dos brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza, principal zona da guerra Israel-Hamas. Na ligação com o palestino, Lula lembrou Abbas que o governo brasileiro reconhece o Estado Palestino.

    Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, o presidente expressou preocupação com os civis na região da Faixa de Gaza e com o bloqueio de ajuda humanitária para a população. “O presidente brasileiro condenou os ataques terroristas contra civis em Israel, reforçou a importância de um corredor humanitário e da libertação imediata de todos os reféns”, diz o comunicado.

    O presidente também manifestou preocupação com a vida dos palestinos que estão tentando abandonar a área do conflito, mas que ao mesmo tempo estão sendo bloqueados pelo Hamas. “Lula disse que os inocentes em Gaza não podem pagar o preço da insanidade daqueles que querem a guerra”, diz a nota. Ao final da conversa, ambos reafirmaram a importância da busca por uma solução política e pela paz para a região. Lula ressaltou a disposição do Brasil em ajudar na busca pela paz.

    Já no diálogo com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi, Lula informou que o Brasil enviará em breve kits de medicamentos aos egípcios e que manterá atuação incansável para evitar o alastramento da guerra e evitar um desastre humanitário ainda maior. Além disso, Lula avisou que os brasileiros que cruzarem a passagem de Rafah serão acompanhados pelo embaixador brasileiro no Egito até o Aeroporto de Arish, onde embarcarão imediatamente em um avião da Força Aérea Brasileira rumo ao Brasil. Ambos os líderes reafirmaram a defesa da solução de dois Estados (israelense e palestino) e acordaram manter consultas frequentes sobre a crise em curso.

    Na última quinta-feira, 12, Lula havia conversado por telefone com o presidente de Israel, Isaac Herzog, e tinha reiterado a condenação brasileira aos ataques promovidos pelo grupo Hamas, que o presidente classificara como atos terroristas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.