Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Mais de 1.500 proposições estão paradas no Senado

Em crítica dirigida a Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso, senador diz que apenas as propostas dos "amigos do rei" avançam no Parlamento

Por Leonardo Caldas
Atualizado em 17 abr 2023, 22h11 - Publicado em 17 abr 2023, 21h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (ao centro), ao lado de outros senadores durante a votação da PEC da Transição
    O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (ao centro), ao lado de outros senadores durante a votação da PEC da Transição - 07/12/2022 - (Jonas Pereira/Agência Senado/Divulgação)

    Durante a campanha para a presidência do Senado, no início do ano, uma das queixas que mais se ouvia entre os parlamentares era sobre o ritmo da pauta. Havia uma fila de mais de 1700 proposições legislativas paradas à espera de um despacho do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

    Na época, o candidato da oposição, senador Rogério Marinho (PL-RN) chegou a incluir em suas propostas de campanha o fim da fila. Pacheco, no entanto, foi reeleito e pouca coisa mudou. Segundo a Mesa Diretora, 1556 propostas aguardam hoje algum tipo de encaminhamento.

    O projeto mais antigo foi apresentado pelo senador Styvenson Valentim (Podemos-RN). Ele estabelece regras para o uso da inteligência artificial no país. O parlamentar está no quinto ano do primeiro mandato como senador. “Essa pauta é extremamente importante, já foi tema de audiência pública e até passou por um grupo de juristas que debateu a regulação do serviço no Brasil”, disse o congressista.

    Styvenson, porém, ressalta que as únicas propostas que avançam são as apresentadas pela base de apoio do governo. “Existe uma preferência pelos projetos dos ‘amigos do rei’”, diz. A assessoria do senador Rodrigo Pacheco não se manifestou até o fechamento da reportagem.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.