Apontado como o principal responsável pela pacificação entre as Forças Armadas e o governo Lula, o ministro da Defesa José Múcio Monteiro participou da live de Os Três Poderes desta sexta, 2. O programa de VEJA é apresentado por Ricardo Ferraz e traz análises dos colunistas Robson Bonin, Marcela Rahal e Ricardo Rangel.
A crise na Venezuela foi o principal tema em debate no programa. Reportagem de capa de VEJA analisa os impactos da nova escalada autoritária do regime de Nicolás Maduro, depois da contestada e escandalosa eleição que garantiu mais um mandato ao autocrata. A matéria também analisa a postura de Lula e do PT, que na contramão na comunidade internacional fizeram vistas grossas à manipulação chavista do pleito. Enquanto isso, o governo americano afirmou ‘estar claro’ que Edmundo González venceu a disputa na Venezuela e lamentou a ausência de divulgação das atas eleitorais.
Na live, José Múcio comentou a instabilidade no país vizinho e seus possíveis reflexos no Brasil. “Estamos preparados”, afirmou o ministro da Defesa sobre a segurança da fronteira com a Venezuela. O auxiliar de Lula explicou que, desde a crise entre a Venezuela e a Guiana, as Forças Armadas reforçaram a proteção da divisa na região para proteger o território brasileiro de qualquer “desatino”. Múcio, porém, frisou que as questões sobre a Venzuela estão sendo tratadas “via Itamaraty”. “Para que seja uma questão da diplomacia brasileira e não uma questão militar.”