Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

O que diz a ação que tenta impedir a fusão entre o PTB e o Patriota

Cinco dirigentes do partido de Roberto Jefferson contrários a essa ideia apontaram ilegalidades na convenção que macularia a união entre as legendas

Por Ricardo Chapola
11 abr 2023, 09h24

Cinco dirigentes do PTB ajuizaram uma ação na Justiça Eleitoral na qual pedem a impugnação ao pedido de registro de criação do partido “Mais Brasil”fusão entre a legenda de Roberto Jefferson e o Patriota.

Na petição enviada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os dirigentes que não concordam com a junção das duas legendas alegam que a convenção nacional do PTB no ano passado foi fraudada, o que “macularia o processo de fusão partidária”.

Eles apontam que a convenção que aprovou a fusão com o Patriota foi comandada por Marcus Vinicius de Vasconcelos Ferreira, genro de Roberto Jefferson e presidente nacional do PTB. Ferreira, na verdade, deveria estar afastado do cargo na época da convenção por ordem do ministro do STF, Alexandre de Moraes. O genro de Jefferson é alvo do inquérito das fake news e era suspeito de usar dinheiro do fundo partidário para financiar atos antidemocráticos.

“Se não bastasse tamanha ilegalidade, a convenção nacional conjunta do PTB e Patriota, elegeu a nova executiva do Partido Mais Brasil, alçando o presidente afastado do PTB ao cargo de tesoureiro do novo partido em seu primeiro biênio e a presidente nacional no segundo biênio, o que demonstra mais uma vez um completo escárnio com as decisões judiciais”, escreveram os autores da ação.

O texto foi enviado em nome do secretário nacional de planejamento e estratégia do PTB, Gean Prates; do primeiro-secretário de mobilização, Eduardo Lucena; do tesoureiro, Jefferson Homrich; do ex-secretário-geral, Flavio Ricardo Beall; do vice-presidente da juventude do partido, Caio Dantas; e de José Vargas, outro membro da executiva.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.