Além de deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) agora também é nome de uma livraria, criada pelo próprio parlamentar para vender obras de escritores conservadores e promover os ideais que orientam a vida pública do pai. Um dos autores mais prestigiados nas prateleiras da loja virtual é o filósofo Olavo de Carvalho, considerado guru intelectual de Jair Bolsonaro. Alguns livros sobre ele estão, inclusive, inseridos em promoções de Black Friday realizadas pelo Zero Três, como é o caso de “Olavo de Carvalho – Diário”, disponível por 93 reais.
O novo negócio de Eduardo Bolsonaro é totalmente online e está vinculado ao Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnológico (Cedet), uma empresa sediada em Campinas e controlada por ex-alunos de Olavo. A companhia é considerada uma verdadeira máquina de vendas que financiava não apenas o filósofo, como também outras figuras da ex-extrema direita brasileira, incluindo agora o Zero Três. Depois de emprestar seu nome para batizar a loja, Eduardo passou a vender na sua livraria os mesmos títulos disponíveis no site da rede de editoras.
Trata-se de um modelo de negócio promissor, já que costuma envolver na operação figuras bastante conhecidas. A popularidade dessas personagens é um critério importante. A Cedet vende mais livros (muitos editados por ela), catapultada pela visibilidade dada por essas estrelas. Esses influenciadores, por sua vez, recebem comissões pelas vendas e ajudam ainda mais a difundir os ideais conservadores.
A livraria é apenas uma parte da nova rede de negócios criada por Eduardo. A ideia é usar a loja para fornecer os livros que o deputado indica em um curso que ele lançou recentemente, destinado ao público conservador. O treinamento, cuja taxa de inscrição é de 197 reais, está hospedado em uma plataforma digital própria encomendada pelo deputado federal. Todas as obras citadas nas aulas são comercializadas na nova loja do parlamentar.
“A gente vai fazer algumas indicações de livros. E todos esses livros vou me certificar que estejam disponíveis na minha livraria. É novidade”, disse o deputado federal, após informar o endereço eletrônico da livraria.
O acervo da livraria de Eduardo Bolsonaro é dividido em categorias: ofertas, política, ciências sociais, história, filosofia, literatura, religião-cristianismo e vida intelectual. É possível também encontrar itens inusitados, como livros infantis e até mesmo os escritos por Chico Buarque, amigo do ex-presidente Lula — e, por isso, desafeto de aliados do presidente.