Oposição busca MBL para tentar evitar quarta vitória petista na Bahia
Médica Mônica Bahia liderou manifestações pró-impeachment; ela é vice na chapa de José Ronaldo (DEM) na tentativa de barrar reeleição de Rui Costa (PT)
Num estado governado pelo PT desde 2007, a principal chapa de oposição ao governador Rui Costa, encabeçada por José Ronaldo (DEM), escolheu como vice uma integrante do MBL (Movimento Brasil Livre) para tentar evitar o quarto governo petista consecutivo na Bahia.
A médica Mônica Bahia foi uma das líderes dos protestos pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, e, em seu primeiro discurso como candidata, incitou seus correligionários contra o PT. A tarefa da oposição, entretanto, não será fácil. Pesquisa do Paraná Pesquisas, de maio, mostra que Rui Costa tem 58,8% das intenções de voto e se elegeria ainda no primeiro turno.
As três últimas vitórias petistas no estado têm sido assim. Ex-ministro nos governos Lula e Dilma, Jaques Wagner se elegeu em 2006 e 2010 com 52% e 63,83% dos votos, respectivamente. Nestas eleições, ele será candidato ao Senado. Em 2014, Rui Costa recebeu 54,53% dos votos.
No levantamento, José Ronaldo alcança apenas 9,5%. Ele é ex-prefeito de Feira de Santana, a segunda maior cidade baiana, e foi escolhido após a desistência de ACM Neto de disputar o pleito. ACM preferiu terminar seu mandato à frente da prefeitura de Salvador, onde tem mais de 70% de aprovação. O prefeito tentou costurar alianças com partidos do chamado Centrão, como PP e PR, que pertencem à coligação de Rui Costa, mas falhou ao tentar atraí-los para a oposição.
Paraná Pesquisas – 28/05/2018
Rui Costa (PT) – 58,8%
José Ronaldo (DEM) – 9,5%
João Henrique (PRTB) – 5,8%
Marcos Mendes (PSOL) – 1,8%
João Santana (MDB) – 1,3%
Marcos Maurício (PSDC) – 0,9%
Nenhum – 15,8%
Não sabe – 5,9%
Registrado sob o número BA-08989/2018 no TRE pela Paraná Pesquisas, o levantamento ouviu 1.540 pessoas entre 23 e 28 de maio de 2018. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro, de 2,5 pontos porcentuais.
Conheça os candidatos ao governo da Bahia:
Célia Sacramento (Rede), ex-vice-prefeita de Salvador
Vice: José Itamário dos Santos (Rede)
Coligação: Rede, Patriota
João Henrique (PRTB), ex-prefeito de Salvador
Vice: Alberto Magalhães Pimentel Júnior (PSL)
Coligação: PRTB, PSL
João Santana (MDB), ex-ministro da Integração Nacional
Vice: Jeane Alves Cruz (MDB)
Coligação: MDB, DC, PSDC
José Ronaldo (DEM), ex-prefeito de Feira de Santana
Vice: Mônica Bahia (PSDB)
Coligação: DEM, PSDB, PSC, PTB, PRB, PV, SD, PSL, PPS, PHS, PPL, Pros
Marcos Mendes (PSOL), geólogo
Vice: Dona Mira (PSOL)
Rui Costa (PT), governador da Bahia
Vice: João Felipe de Souza Leão (PP)
Coligação: PT, PSD, PP, PR, PSB, PCdoB, PDT, PRP, PMB, Podemos, Avante, PTC, PMN e Pros
Orlando Andrade (PCO), carteiro
Vice: Silvano Alves de Souza (PCO)