Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Orçamento: após anunciar acordo, Alcolumbre adia votação de veto

Presidente do Congresso suspende sessão que iria deliberar sobre o destino de R$ 30 bilhões; Bolsonaro aceitou dividir aplicação da verba com parlamentares

Por Da Redação 3 mar 2020, 21h16

O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), suspendeu a sessão que votava os vetos presidenciais nesta terça-feira, 3, e a transferiu para esta quarta-feira, 4, a partir das 14h. O principal veto do presidente Jair Bolsonaro é a um trecho da Lei Orçamentária Anual que destina 30 bilhões de reais para aplicação pelos parlamentares, o chamado Orçamento impositivo.

Antes, Alcolumbre havia anunciado o fechamento de acordo entre os líderes da Câmara, do Senado e do governo para manter o veto ao trecho polêmico, que abriu uma crise entre Executivo e Legislativo. O acordo foi possível depois que Bolsonaro enviou ao Legislativo um projeto de lei que muda uma regra para a execução orçamentária e divide o dinheiro em disputa: 15 bilhões de reais ficam com os parlamentares e a outra metade vai para os cofres do Executivo.

A mudança foi publicada no final da tarde desta terça-feira, 3, em edição extra no Diário Oficial da União. Esse projeto será votado apenas na terça-feira 10, segundo Alcolumbre. Na sessão do Congresso votam 81 senadores e 513 deputados federais.

A polêmica envolvendo a destinação do dinheiro subiu de tom quando o general Augusto Heleno (ministro do Gabinete de Segurança Institucional) foi flagrado em áudio vazado dizendo que o Legislativo promove chantagem contra o governo e que deseja impor uma espécie de “parlamentarismo branco”, o que elevou a tensão da crise entre os dois Poderes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.