Paes tem 49%, contra 13% de Ramagem e 7% de Tarcísio Motta, aponta Quaest
Prefeito, que tenta reeleição, ganharia no primeiro turno mesmo considerando outros candidatos
Pesquisa Quaest sobre as intenções de voto para a prefeitura do Rio mostra o prefeito Eduardo Paes (PSD) com larga vantagem, totalizando 49%. Em segundo, aparece o Delegado Ramagem (PL), com 13%, seguido de Tarcísio Motta (PSOL), com 7%. A margem de erro é 3% para mais ou para menos. Com isso, Ramagem e Tarcísio aparecem tecnicamente empatados.
Pela primeira vez, o levantamento incluiu outros pré-candidatos do Rio. Mesmo com esse cenário, o candidato à reeleição ganharia no primeiro turno. Cyro Garcia (PSTU) e Rodrigo Amorim (União Brasil) atingiram 3% cada; Juliete Pantoja (UP), tem 2%, mesmo percentual de Marcelo Queiroz (PP). Também na corrida, Carol Sponza (Novo) e Dani Balbi (PCdoB) pontuaram 1%. Henrique Simoned (PCO) não pontuou. O total de indecisos chega a 4%, e o de brancos, nulos e que não iriam votar a 15%.
Confira:
- Eduardo Paes (PSD): 49%
- Alexandre Ramagem (PL): 13%
- Tarcísio Motta (PSOL): 7%
- Cyro Garcia (PSTU): 3%
- Rodrigo Amorim (União): 3%
- Juliete Pantoja (UP): 2%
- Marcelo Queiroz (PP): 2%
- Carol Sponza (Novo): 1%
- Dani Balbi (PCdoB): 1%
- Henrique Simonard (PCO): 0%
- Indecisos: 4%
- Branco/nulo/não pretendem votar: 15%
Segundo cenário
Em outro cenário, com menos candidatos, Paes tem 52%, oscilando 1 ponto para cima em comparação com a última pesquisa, de junho. Atrás, vêm Ramagem, que passou de 11% para 14%, Tarcísio, que foi de 8% para 10%, e Queiroz, que se manteve com 2%.
A pesquisa entrevistou 1.104 eleitores de 16 anos ou mais, presencialmente, no Rio de Janeiro, de 19 e 22 de julho.
Voto feminino, escolaridade e religião
No recorte da intenção de votos de mulheres, o prefeito alcança 51%, contra apenas 10% de Ramagem e 8% de Tarcísio. Entre homens, a diferença entre Paes e o pré-candidato do PL cai a 31%. O prefeito também se destaca entre os eleitores com até o ensino fundamental, chegando a 56%, e entre o segmento católico, também com 56%, numa diferença de 43% para Ramagem. Quando se trata do eleitorado evangélico, a diferença é de apenas 20%: Paes tem 41%, e Ramagem, 21%.
Segundo turno
A Quest testou três cenários para o segundo turno. Com Paes e Ramagem, o prefeito, que disputará a reeleição, totaliza 62%, e Ramagem, 25%. Quando o embate é entre o prefeito e Tarcísio, Paes atinge 57%, enquanto o nome do PSOL vai a 24%. Também foi considerada a disputa entre os pré-candidatos do PL e do PSOL: neste caso, os dois aparecem empatados, com 32%.