Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Aliado de Bolsonaro, Arthur Lira derrota Baleia e vai comandar a Câmara

Com a vitória do líder do Centrão sobre o candidato de Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente terá aliados no comando das duas Casas do Congresso

Por Da Redação Atualizado em 1 fev 2021, 23h20 - Publicado em 1 fev 2021, 18h35

Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), um dos líderes do Centrão, foi eleito presidente da Câmara em primeiro turno com 302 votos contra 145 do seu principal adversário, Baleia Rossi (MDB-SP) — que era apoiado pelo até então presidente da Casa, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) e pelos partidos de oposição, como PT, PDT e PCdoB.

A disputa pelo comando da Casa ficou tensa desde sábado quando o DEM, partido de Maia, decidiu abandonar o bloco de Baleia e anunciar neutralidade na disputa. Na sequência, o PSDB também declarou isenção na disputa e liberou os seus parlamentares.

A vitória de Lira — sem a necessidade de segundo turno — representa uma vitória para Bolsonaro e uma grande derrota para a oposição e para Maia, e deve ter impacto, não só na condução da pauta da Câmara, mas no rearranjo político para as eleições de 2022.

Senado

Também com o apoio de Bolsonaro, o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito presidente do Senado para os dois próximos anos, com direito à reeleição por igual período. Ele derrotou Simone Tebet (MDB-MS) por 57 votos a 21.

Continua após a publicidade
O novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG)
O novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) (Marcos Oliveira/Agência Senado)

Além do apoio do governo, Pacheco também tinha o apoio do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e de vários partidos, incluindo o oposicionista PT e o MDB da própria Simone Tebet, que lançou candidatura avulsa.

Outros três candidatos renunciaram momentos antes da votação: Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Major Olímpio (PSL-SP) e Lasier Martins (Podemos-RS) – todos eles declararam apoio a Simone Tebet, o que não mudou o favoritismo de Pacheco.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.