Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Serra recebeu R$ 20 milhões, diz Joesley

Repasses foram feitos durante a campanha de 2010, após uma visita de à sede da JBS. Parte do dinheiro foi paga em caixa dois

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 19 Maio 2017, 18h28 - Publicado em 19 Maio 2017, 14h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Brasília - O ministro das Relações Exteriores, José Serra durante coletiva sobre ações de segurança nas fronteiras (Valter Campanato/Agência Brasil) (reprodução/Reprodução)

    O empresário Joesley Batista detalhou em sua delação premiada o pagamento de 20 milhões de reais ao senador e ex-ministro José Serra em 2010. Parte dos repasses se deu por meio de caixa dois, segundo ele. Joesley diz que Serra fez uma visita à sede da JBS, em São Paulo, e fez o pedido de ajuda para a campanha. Naquele ano, Serra disputou a Presidência com Dilma Rousseff, mas perdeu no segundo turno.

    Joesley Batista explicou que do total de dinheiro para Serra, 6 milhões foram doados com o uso de notas frias para a empresa LRC Eventos e Promoções. A operação envolveu a “falsa venda” de um camarote da Fórmula 1. “Como se nós tivéssemos comprado um camarote de Fórmula 1. E teve realmente esse camarote e teve essa corrida de Fórmula 1. Só não podia custar 6 milhões, né?”, disse Joesley.

    Parte dos pagamentos foi feita “por dentro”, ou seja, com registros no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O dono do JBS deu ainda detalhes sobre pagamentos oficiais feitos por indicação de José Serra. A operacionalização dos pagamentos foi feita, segundo Joesley, por uma pessoa conhecida como “senhor Furquim”, amigo de José Serra que já teria morrido.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.