Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Uso de máscara provoca confusão entre secretário e brigadista de incêndio

Discussão envolvendo Luiz Nabhan Garcia, da Agricultura, e bombeiro provocou mudança de posto do funcionário

Por Victor Irajá Atualizado em 4 jun 2024, 15h25 - Publicado em 5 set 2020, 16h13

Secretário de Assuntos Fundiários, lotado no Ministério da Agricultura, Luiz Antônio Nabhan Garcia envolveu-se em uma picuinha no mínimo cômica. Em junho, ao chegar no Ministério da Economia, o secretário “brincou” com um brigadista de incêndio dizendo que iria multá-lo pelo fato de o funcionário não estar usando a máscara de proteção contra a Covid-19. Em resposta, também em tom jocoso, o brigadista devolveu: “Vou lhe multar se fizer isso”, para a fúria de Garcia. Um relatório interno do Ministério da Economia aponta que, ao ouvir a resposta do bombeiro, Garcia “ficou muito irritado com o brigadista, entrou no prédio chamando os vigilantes para tirá-lo de lá”, alegando que o funcionário “agiu com falta de respeito”. Depois de entrar no prédio, continua o relatório, Garcia “ainda nervoso queria chamar a polícia, e disse que não queria mais ver o brigadista no prédio”, além de que tomaria “as devidas providências”.

A discussão virou ocorrência dentro do ministério. Segundo a Economia, o bombeiro confirmou a troca de animosidades e disse “já ter o costume de brincar com o acompanhante do Sr. Luiz Nabhan naquele momento”, que não foi identificado. Informado que poderia ser demitido pela empresa prestadora de serviços, o brigadista, posteriormente, foi notificado que apenas teria uma advertência aplicada e “uma possível mudança de posto de serviço”. O Ministério solicitou que o bombeiro fosse realocado em outro bloco, “para evitar maiores desgastes”. Para botar panos quentes, a pasta ainda pediu para a gerência operacional “alinhar com os colaboradores para que eles estejam sempre nos postos e utilizando máscara fácil nesse momento de pandemia”. Internamente, justifica-se a alteração de posto por “má conduta” do funcionário, por não estar utilizando máscara.

Subalterno da ministra Tereza Cristina, não é de hoje que o secretário de Assuntos Fundiários costura para derrubá-la do comando da Agricultura do país. Garcia foi uma indicação da área ideológica do governo e flerta com o cargo de ministro desde a assunção de Tereza — ele se apresenta como “vice-ministro”, cargo inexistente que aparece no cartão pessoal do secretário. Tereza tem o apoio da Frente Parlamentar do Agronegócio — coisa que, sabe o presidente Jair Bolsonaro, Garcia não tem. A ministra tem o trabalho respaldadíssimo pelo presidente, que chama a titular da pasta de “craque”. Homem forte do presidente durante a campanha eleitoral, Garcia sempre desejou o posto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.