Incerta até esta sexta-feira (23), a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), na manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para este domingo, em São Paulo, foi confirmada neste sábado a VEJA por sua assessoria.
Além de Zema, são esperados no evento os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), que antecipou a volta dos Emirados Árabes, para participar do evento.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), também confirmou a presença. Além deles, 92 deputados estaduais e 11 senadores já confirmaram que estarão na capital paulista para o ato.
Apesar de não estar entre os mais próximos de Bolsonaro, Zema atuou várias vezes como cabo eleitoral do ex-presidente em Minas Gerais. A única saia justa entre os dois surgiu no fim do ano passado quando o governador disse que havia apoiado Bolsonaro nas eleições presidenciais principalmente por ser contra ao PT do que “por concordar” com Bolsonaro.
Vale destacar que Zema é defensor da frente ampla de direita e é cotado como um dos nomes à Presidência, em 2026. Declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no ano pasado, Bolsonaro já foi citado como possível articulador da campanha do mineiro.