Anvisa determina recolhimento de lava-roupas líquido Ypê; entenda
Análises da fabricante detectaram presença de bactéria; medida prevê suspensão de venda e uso dos lotes afetados; saiba quais produtos apresentaram o problema
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira, 27, o recolhimento de lotes de lava-roupas da marca Ypê por contaminação microbiológica. Com a medida, a agência suspendeu a comercialização, a distribuição e o uso dos lotes.
A bactéria Pseudomonas aeruginosa foi detectada em análises realizadas pela própria fabricante, a empresa Química Amparo Ltda., que apontou os lotes afetados. Veja abaixo:
- Lava-roupas líquido Ypê Express – lotes: 170011, 220011, 228011, 203011, 181011, 169011, 169011, 205011 e 176011
- Lava-roupas líquido Tixan Ypê – lotes: 254031 e 193021
- Lava-roupas líquido Ypê Power ACT – lotes: 190021, 223021 e 228031
A empresa Química Amparo Ltda. emitiu um comunicado aos consumidores confirmando a detecção da bactéria por um laboratório independente que realizou diversos testes nos produtos.
“A Pseudonomas aeruginosas é uma bactéria comumente presente no ar e na água, com mínima probabilidade de impacto na segurança dos produtos e de consumidores. Porém, de forma isolada, este microrganismo pode causar ou agravar eventual quadro infeccioso em pessoas com sistema imunológico debilitado”, explicou.
A nota diz ainda os produtos serão recolhidos “mesmo que este risco ainda seja minimizado pelas características normais de utilização de um lava-roupas (diluição em água, inexistência de contato prolongado com a pele)”.
Saiba mais sobre a bactéria
A Pseudomonas aeruginosa, de acordo com artigo publicado na revista científica Microbiology, é um tipo de bactéria que se encontra em pequenas quantidades em diferentes tipos de ambientes frequentados por seres humanos e animais, assim como no solo e na água.
“É uma das principais causas de doenças e morte em humanos com condições imunossupressoras e crônicas, e as infecções nesses pacientes são difíceis de tratar devido a diversos mecanismos de resistência a antibióticos e à propensão do organismo a formar biofilmes multicelulares”, explica o artigo.
Ela é considerada “oportunista”, pois raramente infecta pessoas saudáveis.
O que fazer com os produtos contaminados?
A fabricante dos produtos informou que o consumidor que tenha em casa uma unidade dos lotes indicados pode solicitar a troca gratuita. A solicitação pode ser realizada pelo e-mail: sac@ype.ind.br ou pelo telefone 0800 1300 544. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.
STF suspende parcialmente decisão sobre Lei do Impeachment
Gramado suspende festividade de natal após acidente aéreo que matou 10 pessoas
Câmara aprova projeto que reduz penas de condenados por atos golpistas
É hora de Lula ligar para Nicolás Maduro







