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Anvisa proíbe venda de relógio que promete medir glicose e pressão

GlicoWatch era vendido em e-commerce por cerca de R$ 250; eficácia do produto não foi comprovada

Por Victória Ribeiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 5 ago 2025, 15h36

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta, publicado nesta segunda-feira, 4, no Diário Oficial da União, sobre a venda irregular de um produto anunciado como GlicoWatch – Relógio inteligente para controle da diabetes e da pressão arterial, comercializado pela empresa GWF Negócios Digitais Ltda. O dispositivo está disponível em plataformas de e-commerce, apresentado como capaz de medir a glicose no sangue e monitorar a pressão arterial em tempo real.

“Esses modelos de smartwatch (relógio inteligente) ainda não tiveram sua eficácia comprovada por meio de estudos e investigações clínicas para medição da glicose e controle do diabetes. Por isso, relógios inteligentes com essa função não possuem registro”, informou a agência em comunicado.

Na plataforma Reclame Aqui, a marca GlicoWatch acumula diversas queixas, principalmente por não entrega do produto — que custa, em média, R$ 250 — e por falhas no funcionamento. “Comprei, demorou para chegar e, quando chegou, fiz testes para medir a glicemia. Como era de se esperar, o resultado não condiz com o obtido com glicosímetro oficial. Este smartwatch é fake”, escreveu uma consumidora.

A comercialização de dispositivos de uso médico sem registro é considerada uma infração sanitária grave. Além de representar risco à saúde pública, pode induzir o consumidor ao erro, especialmente pacientes com condições crônicas, como o diabetes, que exigem monitoramento preciso e contínuo.

A Anvisa orienta os consumidores a não adquirirem produtos para saúde que não tenham registro na agência, mesmo quando amplamente disponíveis em lojas virtuais. A recomendação é verificar se o número de registro está indicado na embalagem ou anúncio. Denúncias de produtos irregulares podem ser feitas clicando aqui ou pela Central de Atendimento (0800 642 9782).   

A VEJA procurou a empresa GWF para comentar o caso, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem. O texto será atualizado assim que houver manifestação.

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