Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Após parceria, Rio de Janeiro ganha unidade da Universidade de Oxford

Cooperação científica entre instituição e Ministério da Saúde vai englobar áreas de inteligência artificial, atenção primária e combate à Covid-19

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 6 dez 2021, 21h10

O Ministério da Saúde e a Universidade Oxford assinaram uma parceria de cooperação científica nesta segunda-feira, 6, durante um evento na cidade do Rio de Janeiro. A universidade desenvolveu, em parceria com a AstraZeneca, a vacina contra a Covid-19 produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Na cerimônia foi anunciada a criação de uma unidade de pesquisa da instituição no Brasil, localizada no Rio de Janeiro, que vai atuar nas áreas de cardiologia, inteligência artificial, atenção primária e combate à Covid-19.

A pesquisadora Sue Ann Costa Clemens, que coordenou os estudos com o imunizante no Brasil, disse que a iniciativa tem, entre seus objetivos, fortalecer a formação dos profissionais.

“Temos dois grandes objetivos. Um é a educação, capacitar pessoas das nossas entidades aqui no Brasil, fazendo algo adaptado para o profissional brasileiro. E a pesquisa, que demonstramos que sabemos fazer, mas queremos ampliar do A a Z, da identificação do antígeno até o registro internacional.”

Continua após a publicidade

Andrew Pollard, diretor do Oxford Vaccine Group, agradeceu pela colaboração dos brasileiros no trabalho de desenvolvimento da vacina.”Muitas das pessoas daqui tiveram influência direta no resultado que tivemos com a Oxford/Astrazeneca e, por isso, temos um cenário mais tranquilo em relação à pandemia.”

No evento, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga destacou a boa relação com o Reino Unido e semelhanças entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o sistema de saúde britânico (NHS). Segundo ele, a parceria entre Oxford, Fiocruz e AstraZeneca trouxe impactos positivos para o combate à pandemia por causa de qualidades específicas do imunizante.

“É a melhor relação custo-efetividade entre os imunizantes usados no Programa Nacional de Imunizações. Isso é fruto da pesquisa, da colaboração, do esforço de todos nós para termos em uma instituição pública, a Fiocruz, a produção de vacinas e do IFA (ingrediente farmacêutico ativo) nacional.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.