Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Covid-19: Região Sul reduz em 34% os registros de mortes

Paraná e Santa Catarina lideram a diminuição nos óbitos no último mês

Por Mariana Rosário Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 set 2020, 20h24 - Publicado em 14 set 2020, 19h32

Uma das regiões brasileiras mais afetadas pela pandemia nos meses de julho e agosto, o Sul,começa a apresentar consistentes quedas nos registros de mortes em decorrência da Covid-19. Entre o pico de registros, atingido no dia 10 de agosto, e esta segunda-feira, 14, houve uma queda de 34,1% nas médias móveis.

Comparando-se os últimos 14 dias, a retração da média móvel é de 10,6%.  Uma das principais explicações para a diminuição são os registros de Santa Catarina. O estado teve uma baixa de 68,4% nos casos fatais entre o dia 11 de agosto e os dados de hoje. O Paraná também apresenta uma tendência de redução nos dados: a comparação entre 4 de setembro e esta segunda aponta para um número 11,2% menor.  Em ritmo de queda mais lento está o Rio Grande do Sul, com redução de 6,6% de hoje em relação ao pico de mortes mais recente, no último dia 11.

LEIA TAMBÉM
Mundo pode atingir 2,8 milhões de mortes por Covid-19 até fim do ano 

Em toda a região Sul, os casos também começam a estabilizar-se depois de uma expressiva alta ocorrida entre os dias 31 de agosto e 6 de setembro, causado em grande medida por uma escalada de casos em Santa Catarina. A redução das médias móveis em todo o estado em relação a este período, comparado com a data de hoje é de 54,3%.

Continua após a publicidade

O cálculo de médias móveis leva em consideração os registros totais dos últimos sete dias divididos por sete. Com este raciocínio é possível atenuar as tradicionais subnotificações de casos e mortes em decorrência da Covid-19 que ocorrem aos finais de semana, quando parte das secretarias de saúde do Brasil encontram dificuldade em reportar indicadores epidemiológicos regionais.

Nesta segunda-feira, 14, o Brasil teve médias móveis atualizadas em 28.259,4 diagnósticos e 720,9 mortes por conta do novo coronavírus.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.