EUA começam a vacinar crianças com menos de 5 anos contra a Covid-19
Depois de dezoito meses desde a primeira vacinação no país, somente um a cada cinco pais pretende vacinar seus filhos imediatamente
Os Estados Unidos começaram a vacinação de crianças de 6 meses até 5 anos contra a Covid-19 nesta terça-feira, 21. A faixa etária era a única que ainda não estava autorizada a receber a vacina. Cerca de 19 milhões de crianças agora estão aptas a receber o imunizante, após dezoito meses de espera, quando a primeira pessoa adulta americana foi vacinada.
Apesar da vitória, a apreensão de muitos pais ainda é grande. Segundo pesquisa da Kaiser Family Foundation, publicada em maio, apenas um em cada cinco pais estava ansioso para vacinar seus filhos imediatamente. Muitos se mostraram hesitantes ou acreditam erroneamente que se seus filhos já se infectaram antes, não vão ter Covid-19 novamente. Mais de um terço dos pais disseram que planejavam ver como a vacina funcionaria em outras crianças e 27% relataram que “definitivamente não” vacinariam seus filhos.
A vacina do laboratório Pfizer-BioNTech será aplicada para crianças de 6 meses a 4 anos, e da Moderna para crianças de 6 meses a 5 anos. As duas doses das vacinas serão administradas por pediatras, farmácias e postos de vacinação comunitários.
A Food and Drug Administration (FDA) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) autorizaram na sexta-feira passada, 17, o uso emergencial das vacinas contra a Covid-19 dos laboratórios Moderna e Pfizer-BioNTech para crianças de 6 meses até 5 anos. Foi comprovado que as vacinas são seguras e eficazes para a faixa etária.