Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

FDA abre investigação sobre aprovação de polêmico remédio para Alzheimer

Droga foi aprovada há um mês pela própria agência americana apesar da controvérsia em torno de sua eficácia

Por Matheus Deccache 9 jul 2021, 18h44

A Food and Drug Administration (FDA), agência americana responsável pela aprovação de medicamentos, anunciou nesta sexta-feira, 9, a abertura de investigação no processo que levou à aprovação de um novo medicamento para a doença de Alzheimer. O Aduhelm, produzido pela Biogen, tem merecido fortes críticas da comunidade médica, que questiona sua eficácia.

Em carta, a comissária interina da agência, Janet Woodcock, reconheceu que a agência tem enfrentado questionamentos em relação ao processo de aprovação do remedio. O documento aponta a existência de interações entre os representantes da Biogen e a agência e informa que algumas delas podem ter ocorrido fora do processo normal de correspondência. 

O pedido de investigação dentro da própria agência acirrará ainda mais a polêmica envolvendo o Aduhelm. O medicamento foi aprovado há um mês em um processo no qual foram ignoradas várias objeções a respeito de sua eficácia. 

O requerimento foi aberto um dia após a própria agência mudar a recomendação sobre quem deve receber o remédio. Antes recomendado para todos os pacientes com Alzheimer, o órgão voltou atrás e passou a afirmar que ele deve ser prescrito apenas para aqueles com problemas cognitivos leves.

Continua após a publicidade

Segundo uma organização de notícias médicas dos EUA, o chefe da divisão de neurociência da agência federal se reuniu de maneira não oficial com um executivo da Biogen. Embora reuniões do gênero não sejam raras, é incomum que dados oficiais sejam apresentados fora de contextos formais. 

Há alguns meses, a Biogen já havia causado polêmica a respeito do Aduhelm. Pouco depois de ter interrompido dois estudos em estágio avançado devido a uma análise que provava sua ineficácia, a empresa voltou atrás na decisão e concluiu que o término das pesquisas era prematuro, afirmando que o medicamento poderia ser, de fato, eficaz.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.