Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

O mais prático dos sóis

Em 2018, a FDA, a agência americana que regula medicamentos, aprovou o uso do erenumabe, droga que consegue prevenir ou reduzir as dores da enxaqueca

Por Adriana Dias Lopes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 16h03 - Publicado em 21 dez 2018, 07h00

selo-retrospectiva-2018Clamava, desesperado, o pernambucano João Cabral de Melo Neto (1920-1999) quando era atingido pelas crises de enxaqueca, só traduzíveis pela rima seca, pelos versos quebrados, pelo rigor com a palavra escrita: “O mais prático dos sóis, o sol de um comprimido de aspirina”. Nove em cada dez pessoas têm algum tipo de cefaleia. Há 150 modalidades da doença, mas nenhuma é mais sofrida que a enxaqueca, que acomete cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo. Em 2018, a FDA, a agência americana que regula medicamentos, aprovou o uso de um sol como o que imaginava João Cabral. Trata-se do erenumabe, a molécula apta a prevenir o surgimento das dores. Pertence à família das drogas mais modernas, os chamados anticorpos monoclonais. O erenumabe age na borda da meninge, membrana localizada na superfície do cérebro.

O composto desliga uma substância química cerebral, o CGRP, liberada pelo nervo trigêmeo, estrutura que se estende por quase toda a cabeça. Em pessoas saudáveis, o CGRP participa das funções vasodilatadora e inflamatória, necessárias ao bom funcionamento do corpo todo. Em pessoas com enxaqueca, o CGRP aparece em quantidades abundantes, deflagrando a dor. O pulo do gato foi a recriação em laboratório, sinteticamente, de um anticorpo similar ao do sistema imunológico que bloqueia a ação da substância química inflamatória responsável por desencadear o sofrimento. O novo remédio é indicado tanto para a enxaqueca crônica — quando a dor persiste ao longo de pelo menos quinze dias — quanto para a episódica. O erenumabe previne ou reduz as dores pela metade em 50% dos doentes. É uma janela — ensolarada — de esperança.

Publicado em VEJA de 26 de dezembro de 2018, edição nº 2614

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.