O que é Hyrox, a combinação de corrida com exercícios funcionais que decola pelo mundo
Modalidade de origem alemã tem crescimento anual de 50% no número de participantes e ganha adeptos no Brasil

Corra 1 km. Passe para uma estação de exercício funcional (afundo, burpee, wall ball…). Corra 1 km. Vá para outra estação de exercício funcional. Repita a operação até completar oito ciclos. Esse é o Hyrox, combinação de corrida com treino funcional que está bombando em estúdios e academias pelo planeta.
A modalidade, criada em 2017 em Hamburgo, na Alemanha, com a proposta de agregar atividades aeróbicas e de resistência, já conta com mais de 1,5 milhão de atletas treinando em cerca de 15 mil espaços pelo mundo.
O nome – uma mistura de “híbrido” com “rockstar” – está ligado a uma federação que hoje se ramifica em ao menos 36 países, inclusive o Brasil.
O Hyrox é praticado em ambientes fechados, como pavilhões, em uma atmosfera “imersiva e eletrizante”, em que o público pode acompanhar os participantes das provas do começo ao fim, segundo o site da empresa que organiza o esporte.
A combinação faz sucesso. O número de praticantes vem crescendo 50% anualmente e o montante de academias filiadas, mais de 100%. A projeção é que até 2028 a atividade reúna mais de 2,3 milhões de atletas globalmente e tenha ao menos 150 eventos oficiais.
“Existem muitos diferenciais entre o Hyrox e outras modalidades fitness. Uma das principais diferenças é a sua acessibilidade, já que todos os movimentos incluídos na prova são simples e funcionais e as pessoas podem realizar sem muito treinamento técnico”, afirma Edward Dier, managing director da rede Hyrox para o Brasil.
Por tudo isso, ele é um dos destaques da Fitness Brasil Expo, principal evento do setor na América Latina, que será realizada no dia 30 de agosto em São Paulo. Ali, treinadores apresentarão os detalhes do Hyrox e as pessoas terão a oportunidade de suar a camisa na versão reduzida da prova oficial.
+ LEIA TAMBÉM: O mínimo de exercício diário para ficar mais saudável
Quero conhecer o Hyrox
O esporte pode ser praticado para ganho de condicionamento físico e promoção da saúde, mas também para competição. Aliás, neste ano o Brasil estreia no circuito internacional de provas, com a etapa de São Paulo marcada para o dia 20 de setembro e a do Rio de Janeiro para o dia 29 de novembro.
Original e oficialmente, a competição envolve 8 km de corrida, sendo que cada quilômetro é intercalado com oito estações de exercícios funcionais, a exemplo de burpee, afundo, wall ball, pull com carga e sled push. É claro que iniciantes devem evoluir aos poucos até pegar o ritmo e chegar lá.
Para conhecer a modalidade, a Fitness Brasil Expo oferece neste ano uma versão resumida da prova, o Physical Fitness Test. Ele é composto de 1 km de corrida, 50 burpee broad jumps, 100 afundos parados, 1 km de remada, 30 flexões e 100 exercícios com bolas, os wall balls. Tudo é devidamente cronometrado.
“A prova de Hyrox é única pela combinação de exercícios de força e resistência com a corrida. E é a mesma em todo o mundo, ou seja, quem corre em São Paulo pode comparar seu tempo com aqueles que praticam em Londres, Sydney ou Nova York”, diz Dier.
Pois é, o crossfit que se cuide.