Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

‘Obesidade saudável’ é um mito, afirma estudo

Segundo pesquisa britânica, apesar de parecerem saudáveis em resultados de exames, pessoas acima do peso ainda estão sob risco de doenças cardíacas

Por Da Redação
Atualizado em 15 ago 2017, 19h19 - Publicado em 15 ago 2017, 19h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Homem medindo o abdôme
    Homem medindo o abdôme (iStock/Getty Images)

    Se você está acima do peso, ter bons resultados nos exames médicos não é o suficiente para dizer que está saudável. De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico científico European Heart Journal, pressão arterial normal e bons níveis de colesterol e açúcar no sangue não são garantia de saúde entre pacientes obesos.

    Mesmo em boas condições, esse grupo – que possui um IMC acima de 30 – corre um risco desenvolver doenças cardíacas 28% maior do que indivíduos com os mesmos resultados nesses exames, mas com um peso corporal equilibrado. Já quem tem sobrepeso – IMC de 25 a 30 – tem esse risco aumentado em até 26%.

    O estudo

    Cientistas da Imperial College London e da Universidade de Camdridge, ambas no Reino Unido, analisaram o estado de saúde de mais de meio milhão de europeus ao longo de 12 anos. Durante o período, 7.637 desenvolveram doenças cardíacas – e o peso em excesso pareceu ser o principal fator de risco, mesmo entre aqueles com pouca ou nenhuma alteração metabólica.

    Continua após a publicidade

    Doenças futuras

    O sobrepeso, segundo os especialistas, pode não ser o responsável direto pelas doenças do coração, mas ao longo do tempo pode prejudicar a saúde ao elevar a pressão sanguínea e o nível de glicose. Para os pesquisadores, o estudo pode servir como um lembrete de que o controle de peso é importante para evitar complicações futuras.

    “Não existe mais esse conceito de obesidade saudável. Nosso estudo mostra que pessoas com excesso de peso e que podem ser consideradas ‘saudáveis’ podem não ter desenvolvido um perfil metabólico desfavorável, mas isso virá mais tarde.”, disse Ionna Tzoulaki, da Imperial College London, à BBC News.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.