Black Friday: assine a partir de 1,00/semana
Continua após publicidade

Estudo mostra que puberdade das meninas começa cada vez mais cedo

Obesidade e exposição a componentes químicos podem ter contribuição para a mudança

Por Da Redação Atualizado em 14 jul 2020, 10h38 - Publicado em 11 fev 2020, 17h17

As meninas estão entrando na puberdade um ano antes do que costumava ocorrer em 1970, mostra um estudo global sobre o crescimento dos seios, o primeiro sinal clínico do amadurecimento do corpo feminino.

A idade do desenvolvimento dos seios diminuiu três meses por década entre os anos de 1977 e 2013. A análise foi montada a partir de dados coletados em trinta diferentes levantamentos sobre o assunto.

Os impactos causados na saúde por esse amadurecimento antecipado ainda não são claros, aponta Alexander Busch, co-autor da pesquisa e especialista do Hospital Nacional da Dinamarca. No entanto, o profissional ressaltou que o último sinal da puberdade feminina, a menstruação, quando ocorre antes do tempo pode estar relacionado com o aumento de quadros de obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e alergias.

A idade média para o início do desenvolvimento dos seios é de 10 a 11 anos na Europa, 10 anos no Oriente Médio, 9 a 11 anos na Ásia, 9 a 10 anos nos Estados Unidos e 10 a 13 anos na África.

Os pesquisadores ainda não conseguem definir as razões para a alteração, mas pontuam uma série de fatores que podem ter contribuído para a mudança. Um deles é a obesidade.

Continua após a publicidade

O aumento do índice de massa corporal (IMC), por exemplo, está associado ao início da menstruação e ao desenvolvimento precoce das glândulas mamárias. “O tecido adiposo é uma parte importante do nosso sistema hormonal, produzindo e metabolizando hormônios”, diz Busch. “Desse modo, um IMC alto para idade tem sua contribuição”.

Outros fatores como a exposição a componentes químicos no ambiente também são cotados como fatores que podem acelerar a época em que puberdade ocorre, Busch aponta. O estudo foi publicado no periódico médico JAMA Pediatrics.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.