Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Exame pode detectar e ajudar a controlar a hipertensão em 10 minutos

Pesquisa no Reino Unido descobriu uma nova tomografia computadorizada que acha pequenos nódulos em uma glândula hormonal e pode removê-los

Por Diego Alejandro
Atualizado em 27 jan 2023, 16h34 - Publicado em 27 jan 2023, 16h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Hipertensão é mal que já afeta 1/3 da população mundial
    PRESSÃO ALTA: O aldosteronismo é a causa mais comum de hipertensão, correspondendo a 5 a 14% de todos os casos (ThinkStock/VEJA/VEJA)

    Leva apenas dez minutos para uma nova tomografia computadorizada detectar pequenos nódulos em uma glândula hormonal e removê-los como forma de controlar a hipertensão.  

    A pesquisa, liderada por médicos da Queen Mary University, Barts Hospital e Cambridge University Hospital, no Reino Unido, foi publicada na Nature Medicine. Ela incluiu 128 participantes cuja hipertensão – ou pressão alta – era causada por um hormônio esteroide, a aldosterona.

    O novo exame descobriu que em dois terços dos pacientes, a secreção de aldosterona vem de um nódulo benigno em uma das glândulas supra-renais, que pode ser removido com segurança.  A varredura usa uma dose muito curta de metomidato, um corante radioativo que adere apenas ao nódulo produtor de aldosterona. “Essas lesões são muito pequenas e facilmente ignoradas em uma tomografia computadorizada regular”, diz o professor Morris Brown, co-autor do estudo e professor de hipertensão endócrina na Queen Mary University.

    “Quando eles brilham por alguns minutos após a injeção, revelam-se como a causa óbvia da hipertensão, que muitas vezes pode ser controlada. Até agora, 99% das pessoas nunca foram diagnosticadas devido à dificuldade e indisponibilidade de exames. Espero que isso esteja prestes a mudar”, acrescenta.

    Continua após a publicidade

    A aldosterona ajuda a regular a pressão sanguínea controlando os níveis de sódio (sal) e potássio no sangue. O aumento de sódio na corrente sanguínea causa retenção hídrica, e isso aumenta o volume sanguíneo e, consequentemente, a pressão arterial.

    O aldosteronismo é a causa mais comum de hipertensão, correspondendo a 5 a 14% de todos os casos. A condição também causa 20-25% dos casos de hipertensão resistente ao tratamento.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.