Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Vitamina D não previne Alzheimer, aponta estudo

Uma nova pesquisa mostrou que não existem evidências científicas que comprovem o efeito neuroprotetor da vitamina D

Por Letícia Passos
Atualizado em 13 jul 2018, 17h45 - Publicado em 13 jul 2018, 16h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Vitamina D
    De acordo com um novo estudo, a maioria dos dados atuais que apoiam o efeito neuroprotetor da vitamina D é baseada em estudos pré-clínicos e observacionais que não foram capazes de comprovar o potencial preventivo do nutriente. (iStock/Getty Images)

    Uma revisão de estudos publicada recentemente no periódico científico Nutricional Neuroscience revelou que a vitamina D não ajuda a prevenir Parkinson e Alzheimer. A análise mostrou que não há evidências suficientes que comprovem o potencial preventivo do nutriente contra doenças neurodegenerativas. No entanto, os pesquisadores indicam que a luz solar pode ser capaz de proteger contra a esclerose múltipla, Alzheimer e Parkinson, independente da produção de vitamina D.

    Segundo especialistas, a prescrição de suplementos vitamínicos para idosos, com o intuito de prevenir doenças neurológicas, é uma prática comum. Mas os novos dados indicam que essa decisão não traz benefícios reais.

    De acordo com a análise, a maioria dos dados atuais que apoiam o efeito neuroprotetor da vitamina D é baseada em estudos pré-clínicos e observacionais que não foram capazes de comprovar o potencial preventivo do nutriente.

    Segundo Renato Bandeira de Mello, geriatra e diretor científico da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), a associação da vitamina D com a prevenção de doenças neurológicas surgiu porque a maioria dos pacientes com doenças neurológicas, cardíacas e câncer apresentavam deficiência deste nutriente, o que poderia ser a causa dos problemas. No entanto, o novo estudo afirma que não foi possível concluir se a vitamina D tem potencial benéfico, indicando que os baixos níveis da substância são consequência e não causa da doença.

    Hábitos saudáveis

    Mello explica que a manutenção de hábitos saudáveis ainda é o melhor caminho para prevenir vários problemas de saúde. “Manter uma vida saudável, incluindo alimentação balanceada e atividade física, pode ajudar a prevenir doenças. Os nutrientes adquiridos de forma natural ajudam o corpo a se manter saudável e, consequentemente, exercem efeito direto na prevenção”, explica.

    Continua após a publicidade

    De acordo com o estudo, a influência da radiação solar, cujo poder de prevenção ainda não foi esclarecido pela ciência, também é fator preventivo. Mello aponta que este elemento também está relacionado a hábitos mais saudáveis, como a prática de exercícios ao ar livre.

    Benefícios da Vitamina D

    Segundo o site especializado Medical News Today, apesar de não oferecer potencial preventivo contra doenças neurodegenerativas, a vitamina D é um nutriente importante para a saúde uma vez que traz uma série de benefícios, como:

    Além da exposição ao sol, alguns alimentos, como salmão, sardinha, queijo, gema de ovo e bife de fígado, são boas fontes de vitamina D.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.