A tecnologia que está transformando a transmissão de jogos de futebol e festivais
VEJA esteve no Set Expo, maior encontro de tecnologia e entretenimento da América Latina

Com extensa programação entre os dias 19 e 21 de agosto, o SET Expo tornou-se palco central para debater a revolução tecnológica que redefine a experiência do espectador. O áudio imersivo e a imagem de altíssimo contraste, tecnologias que antes eram restritas ao cinema, consolidaram-se como novo padrão no ecossistema de consumo de mídia. “Formatos como Dolby Vision e Dolby Atmos proporcionam uma experiência de imersão no dia a dia, seja em casa, jogando videogame ou até no carro”, disse a VEJA Daniel Martins, porta-voz da Dolby.
Na área de cultura, a adoção de sistemas avançados de som e imagem é uma tendência irreversível, buscando oferecer ao público em casa uma experiência mais próxima da sensação de estar presente. “A busca por maior imersão nos levou a adotar essas tecnologias primeiro em megaeventos como Carnaval, Rock in Rio e futebol. Hoje, é um padrão que se estende até às nossas novelas”, explicou Vander Fantoni, produtor de áudio da TV Globo, durante mesa de debates (foto acima).
Nos gigantes do streaming, a meta de “teletransportar” a audiência também guia a produção de conteúdo. “Usamos tecnologias da Dolby tanto na finalização de cor como na de áudio”, afirmou Carlos Mesquita, responsável pelas operações de mídia da Netflix.
Tecnicamente, o salto qualitativo se dá em duas frentes: na imagem, com cores ampliadas, contraste dinâmico que preserva detalhes em cenas muito escuras ou claras, e um brilho superior; e no áudio, com a criação de um campo sonoro tridimensional. O resultado é que o espectador pode não apenas ouvir a multidão, mas perceber sua dimensão e profundidade, como se estivesse no local.