Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Amazon inaugura venda de artigos de moda e esportes no Brasil

Gerente-geral da seção de moda fala sobre as novidades 'importadas' para a versão brasileira do site. A empresa acompanha crescimento do e-commerce no país

Por Sabrina Brito Atualizado em 22 ago 2018, 20h37 - Publicado em 22 ago 2018, 18h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Gigante norte-americana se aventura por outras áreas do comércio brasileiro (Charles Platiau/Reuters)

    Nesta quarta-feira, a Amazon inaugurou duas novas lojas dentro do seu site. Agora, a gigante do varejo disponibilizará aos seus clientes produtos de marcas brasileiras e internacionais que oferecerão roupas, acessórios e artigos esportivos. As 350 mil novas mercadorias serão adicionadas aos já existentes 15 milhões de itens oferecidos no portal nacional da companhia. Desde outubro do ano passado, a empresa ofertava aos usuários do Brasil marketplaces – tipo de portal de e-commerce em que outros lojistas podem ofertar seus itens – de produtos eletrônicos e de casa e cozinha.

    A inovação é, na verdade, uma expansão de projetos já consolidados nos websites americano, mexicano, japonês, entre outros. Agora, o vendedor que entrar no marketplace na página do Brasil poderá comercializar também nos sites dos Estados Unidos, México e Canadá. Como mais de 50% de todas as vendas da Amazon em 2017 são fruto desse tipo de vendas, o investimento da varejista nesse segmento é muito coerente.

    Tela Amazon
    A tela do usuário que acessar a página de Moda terá as opções “feminina” e “masculina”, além de “infantil”, “sustentável”, entre outros. (Arquivo/Divulgação)

    Essa aposta vem em um momento próspero do negócio online no Brasil. No começo de 2018, a expectativa era de que o e-commerce expandisse em 15% até o fim do ano, o que representaria um aumento em comparação com o ano anterior. Entre maio de 2017 e 2018, o avanço nessa área foi de 12,5%. Essa ampliação se deve, em grande parte, à popularização de smartphones e aparelhos tecnológicos em geral. Com mais acesso a lojas virtuais, essa forma de fazer compras torna-se mais comum.

    Soma-se a isso o interesse de grande parte da população em comprar especificamente roupas e acessórios via internet: uma pesquisa de 2015 revelou que 32% da procura das mulheres em sites de e-commerce são relacionadas a artigos de moda. Assim, fica simples de entender o interesse da companhia norte-americana em investir no mercado brasileiro.

    Continua após a publicidade

    Com a entrada da Amazon em um mercado em expansão, a próxima questão se torna patente: como ingressar em um nicho já populado por tantas páginas no Brasil, como a Netshoes, o Walmart e as Lojas Americanas?

    Segundo o gerente-geral de Amazon Moda para o país, Otávio Alves, o maior diferencial dos novos sites da empresa é a “Garantia de A a Z” que a companhia oferece. Isso significa que todos os clientes que tiverem problemas durante as transações terão apoio da empresa, da própria Amazon, para resolver a situação e podem ser reembolsados. A questão é se essa característica será suficiente para fazer o brasileiro mudar seus hábitos de compra e buscar outros portais na hora de decidir por uma nova roupa. 

    De qualquer modo, é quase certo que a novidade da gigante americana vai reorganizar o universo do e-commerce no país e exigirá que seus concorrentes repensem suas estratégias. Afinal, não é fácil competir com um empreendimento cujo dono é o homem mais rico da história moderna.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.