Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Engenheiro da Yahoo admite invasão de e-mails para roubar vídeos íntimos

Com acesso livre aos servidores da empresa, Reyes Daniel Ruiz invadiu cerca de 6 mil usuários, atrás de imagens e vídeos pornográficos

Por Da Redação Atualizado em 1 out 2019, 12h55 - Publicado em 1 out 2019, 12h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Vista de um prédio da companhia Yahoo na cidade de Rolle, na Suíça
    Com acesso ao e-mail Yahoo!, foi possível invadir contas de redes sociais das vítimas (Denis Balibouse/Reuters/VEJA/VEJA)

    Um ex-engenheiro de software da Yahoo! se declarou culpado, ontem (30), por invadir contas pessoais de mais de 6 mil usuários, em busca de imagens e vídeos sexuais. Reyes Daniel Ruiz, de 34 anos, trabalhou por mais de dez anos na Yahoo!, onde desenvolveu sistemas de segurança para o serviço de e-mail da marca.

    De acordo com as provas da acusação, Ruiz usou o acesso à rede interna da Yahoo! para quebrar as senhas dos usuários e obter acesso às suas contas de e-mail. A maioria dos que tiveram contas invadidas eram mulheres jovens, incluindo amigas pessoais e colegas de trabalho do criminoso.

    Toda vez que Ruiz invadia uma conta ele seguia um mesmo procedimento: pesquisava, entre os e-mails, trocas de mensagens que pudessem ser de cunho sexual; depois, baixava os arquivos e armazenava em casa em um disco rígido. O engenheiro também usou o acesso ao Yahoo! para obter as senhas de serviços como Apple iCloud, Facebook, Gmail e DropBox, nos quais as vítimas usavam o Yahoo! para registrar as contas. Ele fazia isso solicitando a redefinição de senha nos sites de terceiros, e então recebia a resposta na caixa de entrada da vítima.

    A polícia americana afirma que o disco rígido onde estava armazenando todas as imagens e vídeos foi destruído depois que a Yahoo! notou a atividade suspeita em algumas contas. O ex-engenheiro foi formalmente acusado em abril de 2019 e agora poderá ser condenado com o máximo de cinco anos de prisão e uma multa de até 250 mil dólares. A sentença está marcada para 3 de fevereiro de 2020. Ruiz parou de trabalhar no Yahoo! em julho de 2018 e atualmente é funcionário de uma empresa de tecnologia no Vale do Silício, especializada em criar logins únicos para diferentes serviços.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.